Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

sábado, 16 de dezembro de 1989

O vento das Cíes...

Em Março de 1989, com o Clube "Amigos da Natureza", tínhamos feito a maior "aventura" de sempre até aí. Aquela travessia do Gerês e aquele acampamento no Mezio ... foram históricos! Mas seguiram-se tempos difíceis; o destino lançaria nuvens negras sobre os 10 anos seguintes da minha vida. Tempos em que a companhia e o apoio dos Amigos foram, também, fundamentais. Por vias e formas diferentes, os alunos - tanto os meus como os da minha "colega" e companheira - estiveram, também eles, entre esses amigos.
15.06.1989 - Portalegre, do castelo
Com oscilações entre fases depressivas e fases de euforia extrema, mas os intervalos entre as crises tinham de permitir aqui e ali alguns escapes, algum contacto com a "minha" Natureza.
No impacto inicial, o verão de 1989 foi o mais difícil. Em Junho, a  "Quinta
Quinta do Galo, Junho de 1989
do Galo", um monte de um casal amigo, próximo de Portalegre, foi o primeiro "retiro"; depois, em Agosto, foi Valença do Minho, com o apoio dos amigos da "aventura Sahariana", na casa que, em Dezembro de 1986 ... tínhamos ido de UMM ver as obras.
E, a partir de Valença ... voltámos às ilhas Cíes, aquele autêntico paraíso natural onde tínhamos estado 9 anos antes e onde, querendo ... quase podíamos estar longe dos problemas, no espaço e no tempo. Podia ser que as fragas abruptas da costa norte e o vento d'as Cíes * levassem as pragas más...
Praia de Moledo, com o Monte de Santa Tecla ao fundo, Agosto 1989
A caminho das ilhas Cíes, Agosto 1989
A abrupta costa norte das Cíes
Na praia da ilha principal, ilhas Cíes
Depois, a "velha" Santa Cruz foi também "retiro", no fim de férias. E em Setembro iniciei "sozinho" novo ano lectivo, já que a minha companheira só retomaria o serviço, sem mais interrupções ... 10 anos depois.
Mas ainda em 1989, a 16 de Dezembro, finalizando o primeiro período escolar, organizei uma visita à Arriba Fóssil da Costa da Caparica e ao Parque Natural da Arrábida, para os mais jovens elementos do Clube "Amigos da Natureza".

* - Alusão ao grupo de gaiteiros galego "Vento das Cíes" (anos 50) e à faixa do mesmo nome do álbum "Mayo Longo", de Carlos Núñez (2002)

22 de Fevereiro de 2011

Sem comentários: