Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

terça-feira, 8 de agosto de 1995

Rumo à Escócia...

Agora que estávamos "autocaravanados", cerca de um mês depois da "aventura Pirenaica" com os alunos, de 19 a 21 de Maio, fazíamos um fim de semana no parque de campismo de Alcobaça. O mote foi o descanso, mas também, no sábado, um almoço de confraternização de naturais de Vale de Espinho, realizado nas Grutas de Santo António, na minha velha Serra d'Aire. Mais cerca de um mês ... e mais um fim de semana, agora na Arrábida, nos parques do Outão e CampiMeco, de 9 a 11 de Junho. E, de 14 a 16
Travessia da Mancha, 31.07.1995
de Julho, as duas autocaravanas e a "equipa" estreada em Outubro do ano anterior, ensaiava em S. Pedro de Muel um projecto começado a esboçar alguns meses antes ... e que viria a ser a nossa maior viagem de sempre: de Lisboa ao fim da Escócia ... e para além dele!
Assim, a 26 de Julho de 1995,  as autocaravanas punham-se a caminho, percorrendo em dois dias os 1400 km que nos separavam do relativamente recente Futuroscope, em Poitiers. O "parque do futuro" foi realmente o nosso primeiro objectivo, bem como um dia passado em família, em Tours. E no último dia de Julho, partindo de Calais ... estávamos à vista das rochas brancas de Dover!
A primeira parte desta "aventura" percorreu o sul de Inglaterra,  até  ao  mítico Land's End,  extremo
As rochas brancas de Dover, 31.07.1995
Blake's Cottage, Felpham, 1.08.1995
ocidental da Cornualha.
Antes, contudo, havia dois pontos "obrigatórios": a Blake's Cottage, a casa onde viveu William Blake, em Felpham, no Sussex, e as pedras milenares de Stonehenge. Então com 17 anos, o meu filho mais velho, tão ou mais romântico do que Blake ... conseguiu mobilizar os outros   11   viajantes   para   o
Em Stonehenge, 2.08.1995
Em Stonehenge em 1968, 27 anos antes!
desvio por Felpham ... à procura da casa ... que era particular...; só faltou entrar e pedir para ser convidado para o jantar...J!
Quanto a Stonehenge é um lugar sempre místico, onde nos sentimos recuar no tempo. Pessoalmente ... recuei 27 anos: em 1968 tinha igualmente contemplado o mais famoso círculo de pedras pré-histórico, com meus pais, durante uma viagem por Inglaterra e pela Irlanda.
Land's End é outro ponto mágico. Sente-se ali o "fim da Terra", como o sentimos no nosso Cabo da Roca, como o sentira 31 anos antes no Cabo Norte,  nas Terras do Sol da Meia Noite,  como no Fisterra galego  ...
Land's End, o "fim" da Cornualha, 3.08.1995
ou como o sentiríamos uma semana depois no "fim" da Escócia! Estávamos no extremo SW da ilha da Grã-Bretanha ... a 1400 km de John o' Groats, o extremo NE!
Ligada também às lendas arturianas, a Land's End seguir-se-ia o castelo de Tintagel, o lendário local onde teria nascido o não menos lendário Rei Artur.
Enseada de Tintagel, 4.08.1995
Tintagel, 4.08.1995
Tintagel, 4.08.1995
"Who so pulled out this sword from this stone and anvil, is the true-born King of all Britain"

(Rick Wakeman, "The myths and legends of King Arthur and the knights of the round table")

E a jornada prosseguiu pela esplêndida costa norte da Cornualha, atravessando o Parque Nacional de Exmoor, rumo a Bath. O País de Gales ficaria para outras "núpcias", e começámos a "corrida" para o norte: Liverpool (onde recordámos os Beatles...), Lancaster ... e estávamos no paraíso de Lake District. Lake District é uma sucessão de paisagens espectaculares, de lagos e de florestas, celebrizada pelos escritos e poesia de William Wordsworth, normalmente considerado o maior poeta romântico inglês. Acompanhar o lago de Windermere é um convite ao romantismo e à poesia ... e às caminhadas, para as quais, numa viagem com estas características, raramente há tempo suficiente.
Panorâmica do Lake District, a caminho de Keswick, 7.08.1995
No dia 8 de Agosto, 14 dias depois de sair de Lisboa ... estávamos a entrar em terras escocesas!
 
De Lisboa a Land's End
De Land's End ... à Escócia
 
23 de Março de 2011

1 comentário:

Prof. de História disse...

Por estas paragens é que gostaria de vir a andar um dia ....