Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

sexta-feira, 14 de abril de 2000

No paraíso de Somiedo ... no fim de uma semana mágica!

Após dois dias nos valles del oso, o périplo asturiano de 2000 ia levar-nos às terras de Somiedo. Contrariamente aos anteriores, o dia 11 de Abril amanheceu soalheiro, e saímos de Teverga para sul, em direcção ao Puerto Ventana e à "fronteira" leonesa. É que na ponte de La Riera, por onde no verão de 1999
passámos na caravana ... nessa altura não passavam ainda autocarros.
No Puerto Ventana, a 1600 metros de altitude ... o avanço só foi possível atrás do limpa-neves! As panorâmicas e a sensação de comunhão com a montanha e a neve eram indescritíveis ... e eram também o prenúncio dos dias que estavam para vir! Por momentos em terras leonesas, do Puerto Ventana passámos ao Puerto de Somiedo - esse já bem conhecido... - para em seguida descermos o espectacular vale de Somiedo. A braña de La Peral, envolta num manto branco, dava-nos as boas vindas.
Em Pola de Somiedo visitámos o Centro de Interpretação do Parque Natural. Mas não, o nosso destino não era Pola de Somiedo, nem a aldeia mítica de Valle de Lago. Durante a preparação desta actividade com alunos, tive conhecimento da existência de outro Albergue, na aldeia de Saliencia, bem no coração das montanhas de Somiedo, a quase 1200 metros de altitude. Este Albergue tinha múltiplos atractivos: a completa ruralidade do meio em que estava envolvido, o facto de ter sido adaptado a partir da antiga escola da aldeia, permitir fazer múltiplas caminhadas a partir das proximidades ... e ter o respectivo gerente, Roberto Menéndez, como guia de montanha, com quem contratei a grande Ruta de Los Lagos.
De Teverga a Saliencia, pelos Puertos Ventana e de Somiedo
O objectivo era fazer o circuito dos Lagos de Saliencia, um conjunto de lagos glaciários de altitude, acima do Lago del Valle ... aquele que tinha ficado "encantado" em 1997 mas que se tinha deixado conquistar no verão de 99. Desceríamos para o Lago del Valle a partir dos Picos Albos, aqueles que nesse verão tinham, nitidamente ... chamado por mim! Após a visita a Pola de Somiedo, foi portanto para Saliencia que nos dirigimos. A estradinha, a partir do vale do rio Somiedo, também era nova para mim ... e dava-nos a todos a sensação de estarmos, mais uma vez ... a entrar no paraíso do paraíso!
Saliencia é uma daquelas a que eu chamo uma aldeia mágica. Completa ruralidade, ruas estreitas, casas de pedra e telhados de colmo, uma capela minúscula (em frente ao Albergue!), gente simples, transparecendo tradições, amor pela terra, pelo ar que se respira, pela água pura do rio Saliencia, pelas montanhas que a rodeiam. É impossível não sermos tocados pela magia daquele lugar perdido! E, uma vez chegados, rapidamente o Roberto passaria a nosso amigo. A meteorologia, essa é que teimava em não ser muito amiga ... ou melhor, dadas as circunstâncias até estava a ser bastante. Na televisão e no jornal, em Saliencia soubemos das inundações que estavam a ocorrer um pouco por todo o lado nas Astúrias, inclusive em locais por onde já tínhamos passado, como em Tuñon, no fim da Senda del Oso.
Mas a meteorologia ia alterar completamente os planos delineados para esta "aventura". Situando-se acima dos 1700 metros de altitude, o previsto percurso dos lagos ... estava completamente coberto de neve. Mais do que isso ... a previsão era de queda de neve durante todo o dia! Pela 2ª vez, Somiedo escondia-me os seus segredos...! Mas o nosso guia Roberto, experiente conhecedor de toda a zona, rapidamente nos delineou um programa alternativo. E assim, numa manhã chuvosa do dia 12 de Abril, fomos conhecer o vale do alto Pigueña, a aldeia perdida de Villar de Vildas e a maior braña de Somiedo, La Pornacal.
Braña de La Pornacal, vale do Pigueña, Somiedo, 12 de Abril de 2000
A partir de Saliencia, em vez de subir ... descemos ao vale de Somiedo, à mítica estrada de Belmonte de Miranda, até Aguasmestas, onde subimos o curso do Pigueña, ao longo de novo vale paradisíaco, um dos últimos redutos do urso pardo em Somiedo. Passadas as aldeias de Santullano e Cores, deixámos o autocarro um pouco antes de Villar de Vildas e seguimos a pé ... e à chuva! Villar de Vildas é outra "aldeia mágica", onde o tempo parecia ter parado ... até porque a aldeia não tinha tido ainda o desenvolvimento que veio a ter 4 anos depois, ao ganhar o prémio Príncipe de Astúrias, como Pueblo Ejemplar.
Com o nosso guia Roberto, na ruta de La Pornacal, 12.04.2000
Ruta de La Pornacal, 12.04.2000
                 
A partir de Villar de Vildas, a nossa ruta levava-nos ao longo do curso do alto Pigueña, até à braña de La Pornacal, a 1200 metros de altitude ... e onde começou a nevar! O nosso guia Roberto explicava-nos tudo, os bosques do lado de lá do rio onde ainda existem ursos, as plantas carnívoras que encontrávamos no caminho, a origem vaqueira das brañas somedanas, o significado dos brasões nas portas dos teitos, tudo. Que extraordinária lição, que extraordinário professor! Obrigado, Roberto Menéndez!
A Ruta de La Pornacal no Wikiloc / Google Earth, 12.04.2000
Um dia na aldeia mágica de Saliencia, 13.04.2000
                                  
Dia 13, penúltimo dia, 8 da manhã. Abrimos as janelas ... e está a nevar em Saliencia! E são mais momentos mágicos, numa semana mágica! As encostas verdejantes desapareceram no nevoeiro, a aldeia parece fazer parte de um conto saído da mitologia, as águas do rio Saliencia correm turbulentas. Impedidos de fazer seja o que for, cada um dá liberdade à sua imaginação, introspecção, meditação. Uns deambulam pelas ruas estreitas da aldeia, outros contemplam o correr das águas, outros recolhem-se na capela frente ao Albergue. Depois do almoço, com uma ligeira aberta dos céus, proponho subirmos a encosta da margem direita do rio, pelo caminho que nos poderia levar ao Cordal de La Mesa, a cumeada que separa terras de Saliencia das terras de Teverga. A maioria do grupo vem comigo, alguns, poucos, preferem o descanso no Albergue. Subimos então aquela encosta íngreme ... ao encontro da neve. Na braña das Morteras de Saliencia, a 1450 metros de altitude ... todos extravazámos a nossa alegria de viver, de conviver, de brincar, de comungar com aquela Natureza virgem, branca e pura!
E na última noite desta semana mágica ... até houve magia mesmo! O nosso anfitrião Roberto brindou-nos com um número de ilusionismo ... em que transformou um sumo de frutos vermelhos em cerveja...J!
E chegava o dia do regresso. Dia 14 de Abril, um dia sem história ... ou melhor ... com as muitas histórias vividas, para contar e recordar!

“Astúrias, afinal de contas um verdadeiro paraíso bem perto de nós, onde o meio rural, a neve e a natural tranquilidade tiveram um plano de destaque.”
Bruno Belchior

"Estes dias deram­-me a oportunidade de conhecer novas pessoas, tradições e locais. E só por isso tornaram-­se inesquecíveis. Gostei particularmente da forma como fomos recebidos."
Carla Pinto
"Foi uma experiência única. Gostei particularmente do espírito em que a vivemos."
Ana Pinto

"Foi excelente. Que outros alunos também venham a ter a oportunidade que todos nós tivemos nesta viagem."
Tiago Sabino
"Soberbo ... no mínimo."
Nelson Rosário

30 de Abril de 2011

Sem comentários: