Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Primavera branca em terras de Somiedo

Se tínhamos feito um Outono raiano com o nosso "grupo dos sete" ... porque não uma Primavera somedana?... Os 5 grandes amigos da "equipa" foram ter connosco a Vale de Espinho  ...  e de  2  a  8 de
Puerto de Somiedo, 2.04.2009: Primavera branca
Abril de 2009 fui-lhes mostrar as "minhas" terras de Somiedo, no paraíso asturiano, terminando na capital, Oviedo. E Somiedo tinha uma surpresa à minha e à nossa espera: naquele início de Abril ... Somiedo estava pintado de branco, o branco imaculado da neve!
É assim que a meio da tarde de 2 de Abril lhes começo por apresentar La Peral e o miradouro Príncipe de Astúrias, sobre o vale de Somiedo. Ao sair do carro, em La Peral, recebi um elogio inédito: "tu pareces o meu Blacky, a sair do carro disparado e a abanar o rabo"! Tendo em conta que a alegoria respeita à paixão pelo ar livre, pela Natureza pura ... não me ofendi com a comparação canina... J.  E  no dia seguinte fazíamos  a primeira  de
Braña de Mumian, 3.04.2009
duas caminhadas na neve.
Quando em Julho de 2006 subi de Coto de Buenamadre ao Puerto de Somiedo, conheci a Braña de Mumian, mas ficou a faltar fazer uma caminhada clássica: de Llamardal, na estrada Pola - Puerto de Somiedo, a Mumian e Coto. Foi essa caminhada que escolhi para o dia 3 de Abril ... com o espectáculo grandioso do vale de Somiedo salpicado pelos cumes cobertos de neve. Grande parte da caminhada foi aliás em neve, incluindo Mumian. Só já na descida para o Coto deixámos o manto branco.

A visão mágica do vale do rio del Lago, 3.04.2009
Claro que fomos visitar a nossa amiga Rosalía, descendo depois até Pola de Somiedo ... e aos nossos amigos Herminio e Luz, da "Casa Miño", onde estávamos alojados.
O dia seguinte foi dia de descanso em Pola. Mas, à tarde ... tinha que apresentar aos nossos amigos a aldeia "mágica" de Saliencia. E lá fomos. Todo o vale do rio Saliencia era também um postal de maravilha, convidativo à poesia, à meditação. Soube que o velho Albergue de Saliencia tinha fechado, o amigo Roberto Menendez tinha emigrado para outras paragens.
Na aldeia mágica de Saliencia, 4.04.2009
Igreja de Saliencia, 4.04.2009
Dia 5 de Abril ... segunda caminhada. É claro que a caminhada dos lagos, além de impraticável pela neve, seria impensável para aqueles nossos amigos, sem treino de pedestrianismo. Mas dar-lhes a conhecer apenas o Lago del Valle, a partir de Valle de Lago ... devia ser possível. E lá fomos ... para uma paisagem de Somiedo como eu próprio não a conhecia!
O vale do rio del Lago, 5.04.2009
Lago del Valle ... gelado, 5.04.2009
Desde pouco acima do bairro de L'Auteiro, em Valle de Lago, quase tudo era uma imensidão branca, das encostas dos Picos Albos às colinas da Braña de Sousas e ao próprio Lago del Valle, cuja superfície se encontrava gelada. À hora de almoço, enquanto os restantes ficavam na margem do lago gelado ... ainda subi parte da encosta dos Albos, de onde a panorâmica era sublime.
Panorâmica da encosta dos Picos Albos para o vale do rio del lago, 5.04.2009
Regresso a Valle de Lago, 5.04.2009
No regresso, pela margem esquerda do rio del lago, diversas vezes nos enterrávamos na neve até acima do joelho! Foi sem dúvida uma caminhada "aventurosa" e espectacular.
No regresso a Valle de Lago, 5.04.2009
Dia 6 era dia de deixar as terras de Somiedo, rumo à capital asturiana. Mas ... até lá tínhamos os valles del oso para atravessar. Visitámos a Colegiata de San Pedro de Teverga, a Casa del Oso, em Proaza ... e fomos almoçar à nossa velha conhecida "Casa Generosa", em Pedroveya, a aldeiazinha términus da também já bem conhecida ruta de las xanas. Depois ... estávamos em Oviedo.
26/08/2011

Sem comentários: