Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Com os Caminheiros em terras de S. Miguel

Em 1996 e 2000 já tinha percorrido diversas ilhas dos Açores, com alunos, subindo das duas vezes o Pico
Próximo de Algarvia, costa norte de S. Miguel, 3.08.2010
do Pico, topo do território português. 28 anos antes, em 1972, com os meus pais, tinha igualmente percorrido todas as ilhas. Como não há três sem quatro ... de 2 a 9 de Agosto de 2010 percorri a ilha de S. Miguel, com a minha "colega" e a minha "família" caminheira, os Caminheiros Gaspar Correia. Tratou-se de uma bela organização de dois casais da "família", que nos proporcionaram, naquela semana, 4 excelentes caminhadas pelas belezas naturais da ilha verde, para além do conhecimento da terra micaelense na generalidade. No próprio dia 2 visitámos a Gruta do Carvão, próximo de Ponta Delgada, e, para começar as caminhadas em grande ... no dia 3 fizemos a subida ao topo da ilha, o Pico da Vara.
A partir da povoação de Algarvia, na costa norte, o autocarro levou-nos até à base do trilho que atravessa
Sob a protecção dos duendes da floresta...    3.08.2010
a ilha de norte a sul, para iniciarmos então uma espectacular caminhada ao longo de luxuriantes matas de criptomérias, até ao planalto dos Graminhais. A meteorologia estava pouco convidativa, com muitas nuvens e alguma chuva (à boa maneira açoreana), mas mesmo assim fez-se ali a divisão do grupo em dois, optando ou não pela subida ao Pico da Vara. E a subida ao Pico da Vara revelou-se extraordinária, permitindo-nos até observar o raríssimo priolo (Pyrrhula murina), ave endémica destas montanhas de S. Miguel.
A descida fizemo-la depois pela encosta sul, rumo ao Monte Simplício e à povoação ... de Povoação.
Descida do Pico da Vara para Povoação, 3.08.2010
Fumarolas das Furnas, 4.08.2010
No dia seguinte estávamos nas Furnas, numa caminhada que, partindo do Pico do Ferro, nos levaria a contornar a Lagoa das Furnas e a terminar no imponente Parque Terra Nostra.
Depois de um dia livre em Ponta Delgada, o dia 6 era reservado à Lagoa do Fogo. Pela minha parte, das duas vezes que lá havia ido as nuvens esconderam aquelas que muitos consideram as mais belas imagens dos Açores. À terceira seria de vez? E foi! Partindo de Água de Alto, subimos à Serra de Água de Pau, com panorâmicas deslumbrantes sobre a costa sul da ilha. À medida que subíamos, o ambiente "mágico" parecia adensar-se, principalmente ao longo da levada que contorna o Pico da Praia e nos leva às alturas da Lagoa do Fogo. E quando esta se abre aos nossos olhos ... o espectáculo é inesquecível!
Espectáculo dos espectáculos: a Lagoa do Fogo abre-se-nos diante dos olhos, 6.08.2010
Lagoa do Fogo, 6.08.2010
E a Lagoa do Fogo voltava a esconder os seus segredos...    6.08.2010
No regresso, percorremos ainda um troço ao longo da encosta na margem sul da Lagoa. As nuvens e algum nevoeiro emprestavam um ar místico àquela paisagem grandiosa. Depois foi a descida para a praia de Água de Alto. Mas naquele dia ainda tínhamos mais um tesouro natural a descobrir: de barco a partir de Vila Franca do Campo, fomos ao encontro do ilhéu de Vila Franca, autêntico paraíso "perdido" nas águas tépidas do Atlântico. O regresso ... seria uma pequena "aventura"... J.
No ilhéu de Vila Franca do Campo, 6.08.2010
Dia 7 era a vez das famosas Lagoas das Sete Cidades. Depois da famosa "vista do Rei", sobre as lagoas, iniciámos a caminhada junto à Lagoa do Canário, para contornar toda a cumeada sobranceira à Lagoa Azul e terminar na vila de Sete Cidades. E dali seguimos para a não menos espectacular beleza e experiência da Ponta da Ferraria. Que tal um banho de mar (e por sinal à chuva...), com a água do mar ... a mais de 40ºC?! Exactamente, é a experiência que ali se pode viver e que testemunhámos, graças a uma nascente termal submarina, evidência bem notável do vulcanismo que originou estas "ilhas da bruma".
As Lagoas das Sete Cidades, do miradouro da Vista do Rei, 7.08.2010
A "mágica" Ponta da Ferraria, extremo oeste de S. Miguel, 7.08.10
Temperatura da água: 68ºC na nascente termal!  7.08.2010
Costa leste de S. Miguel, do miradouro da Ponta da Madrugada, 8.08.2010
E estávamos no fim. O dia 8 foi de visita "turística" aos miradouros da costa leste ... e no dia 9 estávamos a voar de regresso a Lisboa.
Clique para ver o álbum
completo (500 fotos)
As 4 caminhadas percorridas em terras micaelenses

16/09/2011

Sem comentários: