Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

sábado, 20 de março de 2010

Dos caretos de Lazarim ao megalitismo de Almendres ... nas bodas de prata caminheiras!

De 13 a 15 de Fevereiro de 2010, no Carnaval, a "família" Caminheiros Gaspar Correia tinha agendada uma fabulosa actividade em terras de Lamego, tendo por tema central precisamente o tradicional Carnaval
Em terra de Caretos, 13.02.2010
de Lazarim e os seus célebres "caretos". Partindo de Lazarim, no sábado subimos a serra até às típicas aldeias de Meijinhos e Melcões, descendo depois para Lalim. Belas panorâmicas, num ambiente perfeitamente rural e "perdido" na serra e no tempo. E, finda a caminhada, integrámo-nos nos festejos carnavalescos de Lazarim, assistindo inclusivamente à confecção dos célebres caretos.
Descida para Mazes, Rio do Santo, 14.02.2010
Domingo, a caminhada começou no alto de Parafita. Temperatura ... -3,2º negativos! E que bela caminhada! Nas faldas da Serra de Bigorne, subimos primeiro ao longo do vale do Rio das Poldras, rumo à aldeia abandonada de Antas. Depois, e antes de atravessarmos a aldeia de Mazes, esperava-nos uma espectacu-lar descida ao longo do Rio do Santo.
Clique para ver o álbum no Picasa

As baixas temperaturas permitiram-nos em diversos pontos apreciar belas estalactites de gelo. Regressados a Lazarim, voltámos às comemoraçõs do Carnaval. E no dia seguinte, em Lamego, a actividade não acabaria ... sem um belo nevão a dar à cidade o ar do inverno em que estávamos! No regresso a Lisboa, até parte da A24 e da A25 estiveram temporariamente cortadas pela neve!

Uma semana depois de regressarmos, no dia 23 de Fevereiro ... éramos tri-avós... J! Com quase exactamente 2 anos de diferença, a neta até aí mais nova ... ganhou uma irmã... J.
E 2010 era um ano também especial para a minha "família" caminheira: o Grupo celebrava as suas bodas de prata, o 25º aniversário! Como eu gostava de ter pertencido a esta "família" desde início...! Continuando
Sobre os campos de Évora, 11.02.2010
a fazer parte da Direcção, estive naturalmente envolvido nas comemorações ... a começar pela preparação da caminhada de aniversário, em Março. Com dois outros elementos, fizemos o respectivo reconhecimento no terreno em 11 de Fevereiro e 4 de Março; e a 20 de Março lá estávamos, orgulhosos de uma tão longa vida como Grupo, nas alentejanas e megalíticas terras de Almendres e em Évora.
Clique para ver a brochura


Para as bodas de prata caminheiras, fui também responsável pela compilação da história do Grupo, sob a forma de uma brochura comemorativa, distribuída a todos os Caminheiros que participaram na comemoração ... comemoração que, finda a caminhada, decorreu em Évora, complementada por um lauto jantar comemorativo e abrilhantada pelo Grupo de Cantares de Évora.
5 de Setembro de 2011

Sem comentários: